O teste a seguir, foi retirado do livro Visagismo Harmonia e Estética, de Philip Hallawell, o qual foi desenvolvido por Florence Littauer no seu livro Personality Plus (Grand Rapids, Revell Books, 1983). No V Século AC Hipocrates, o pai da Medicina, criou quatro classificações básicas para descrever a personalidade humana: sanguíneo, colérico, melancólico e fleumático. Percebeu que as pessoas são uma mistura desses tipos básicos, em graus diferentes, mas com ênfase em uma.
Este teste avalia o tipo principal de cada pessoa e o grau de cada tipo, para traçar um perfil de personalidade.
O teste pode ser feito de duas maneiras.
Amaneira mais simples é marcar com um "X" as opções que mais se aplicam a sua personalidade, entre as opções de cada pergunta. .
Veja que há mais de 20 perguntas, que correspondem a "forças", ou aspectos positivos da personalidade, e outras 20 perguntas, que correspondem a "fraquezas", ou aspectos negativos da personalidade.
Depois de responder ás perguntas, transfira seus "X" para as tabelas na Folha de Pontos e some os totais. Perceba que seu perfil para as forças provavelmente é diferente do perfil para as fraquezas. Somando os totais das forças e das fraquezas, terá um perfil geral.
A segunda maneira de fazer o teste é atribuir um número de 3 a 0 para cada resposta. O 3 significa que a palavra se aplica quase sempre a você, 2 as vezes, 1 raramente e 0 nunca
Em seguida some os resultados.
Acho interessante fazer o teste das duas maneiras. Os resultados geralmente são semelhantes, mas há maior profundidade de avaliação quando feito da segunda maneira.
ESTA É A PRIMEIRA MANEIRA DE FAZER O TESTE:
https://forms.gle/rV4eBTemYYrsDraH7
ESSA É A SEGUNDA MANEIRA DE FAZER O TESTE:
https://forms.gle/Z9CRtU7fZRjnpVxy6
AS MÚLTIPLAS INTELIGÊNCIAS
Dr. Howard Gardner, diretor do Project Zero em Harvard University, desenvolveu a Teoria das Múltiplas Inteligências. O seu trabalho fundamenta-se em anos de pesquisa, inclusive num período em que trabalhou num hospital de neurologia, onde observou aspectos do funcionamento dos hemisférios do cérebro, uma área cujo pioneiro foi Dr. Roger Sperry da CalTech.
A Teoria das Múltiplas Inteligências contesta a Teoria do Q.I. (quociente de inteligência), afirmando que o Q.I. trata de somente duas áreas de inteligência (a lógica e a linguística) e ignora cinco outras áreas (a visual/espacial, a musical, a corporal/cinestésico, a inter-pessoal e a intra-pessoal). Nas suas pesquisas, Dr. Gardner constatou que as inteligências são congênitas e que ninguém possui todas as sete. Também constatou que uma pessoa somente pode ser criativa quando estiver trabalhando com as inteligências que possui, portanto, antes de pensar nas atitudes criativas, é necessário descobrir que inteligências cada um possui.
Esse trabalho abriu o caminho para o trabalho do Dr. Daniel Goleman, também em Harvard University, que resultou na Teoria da Inteligência Emocional. A inteligência emocional é composta basicamente das inteligências inter-pessoal e intra-pessoal. O que o Dr. Goleman descobriu é que atitudes criativas, inclusive a capacidade de entrar no fluxo, são estreitamente associadas com a inteligência emocional. Portanto, podemos dizer que, para ser altamente criativo ou criativo com c maiúsculo, como Dr Mihalhy diz, é preciso que uma pessoa tenha, principalmente, alta inteligência intra-pessoal. Mas qualquer pessoa pode exercer a criatividade num âmbito mais modesto se aprender a linguagem básica da inteligência intra-pessoal.
Os seus gostos, suas habilidades naturais e seus interesses vão indicar quais são as inteligências que possui. Portanto, reflita sobre as seguintes questões.
1- A Inteligência Lógica.
- Você gosta de lidar com números e cálculos? Você é bom em matemática?
- Você gosta de jogos, como quebra-cabeças? Você gosta de questões filosóficas ou científicas, que exigem um raciocínio lógico?
- Você tende a analisar situações por meios lógicos e racionais, mais do que comparativamente ou intuitivamente?
- Você gosta de saber como funcionam máquinas e outras coisas?
2- A Inteligência Linguística.
- Você gosta de escrever e ler? Você domina bem a língua portuguesa?
- Você gosta de jogos de palavras?
- Você gosta de fazer palavras cruzadas?
- Você se preocupa em se expressar bem verbalmente?
- Você conta estórias e/ou piadas bem?
- Você fala bem em público?
3- A Inteligência Visual/Espacial.
- Você gosta de desenhar, pintar, fotografar ou filmar?
- Você gosta de alguma atividade manual, como marcenaria, confecção de alguma coisa, cortar cabelo, maquiar, cozinhar ou costurar?
- Você aprecia aspectos visuais de filmes, ou se atenta mais ao enredo?
- Você tem bom gosto para arrumar coisas (seu escritório, sua sala) e para se vestir?
- Você tem bom "golpe de vista"?
- Você se perturba com desiquilíbrios visuais, como falta de proporção, cores mal empregadas ou coisas tortas?
- Você consegue pensar visualmente?
4- A Inteligência Musical.
- Você toca um instrumento musical ou canta bem?
- Você tem bom ouvido, sensibilidade auditiva e bom senso de ritmo?
- Você aprecia mais a melodia ou a letra de canções?
-Você consegue identificar instrumentos diferentes numa orquestra?
- Você trabalha melhor ouvindo música?
- Você consegue pensar musicalmente?
- Você aprecia o silêncio?
5- A Inteligência Corporal/Cinestésica
- Você pratica esportes e é bom nos esportes em geral?
- Você tem bom senso de equilíbrio e ritmo corporal?
- Você dança bem?
- Você gosta de atividades físicas e não gosta de atividades que exigem que fique parado?
6- A Inteligência Inter-Pessoal
- Você gosta de lidar com pessoas e se sente relaxado na companhia da maioria das pessoas?
- Você consegue ler bem as expressões faciais e corporais das pessoas e intuir o que estão sentindo?
- Você é bom em vendas?
- Você é convincente com as pessoas e tem facilidade de motivá-las ou liderá-las?
- Você gosta de trabalhar em time? Se você pratica esportes, prefere os esportes coletivos ou individuais?
- Você se relaciona bem com a maioria das pessoas, ou é tímido e introvertido?
7 - A Inteligência Intra-Pessoal
- Você tem boa intuição?
- Você é introspectivo e tem facilidade de reflexão?
- Você é auto-motivado, persistente e determinado?
- É importante para você ficar sozinho?
- Você sempre teve autoconfiança e boa auto-estima?
Exercício de Reflexão sobre Motivação
1- O que o motiva?
a) Lembre-se de quando se sentiu motivado por algo que alguém disse ou fez, ou por algum acontecimento, e que lhe deu novo ânimo, para desenvolver a atividade. O que o motivou?
- Descreva a atividade, se era profissional ou não, feita em grupo ou individualmente, de execução ou planejamento, remunerada ou não, desafiadora, etc...
b) Lembre-se de quando se sentiu desmotivado por algo que alguém disse ou fez, ou por algum acontecimento, e que lhe tirou o ânimo para desenvolver a atividade, talvez até provocando sua desistência. O que o desmotivou?
- Descreva a atividade, se era profissional ou não, feita em grupo ou individualmente, de execução ou planejamento, remunerada ou não, desafiadora, etc...
c) Você é motivado quando é reconhecido e desmotivado quando gcriticado, ou isso é indiferente?
d) Você é motivado por desafios?
e) Você é motivado quando premiado e desmotivado quando não há recompensa, ou isso não é importante?
f) Você é motivado quando fala sobre sua atividade e sabe que outros estão acompanhando seu trabalho e se sente desmotivado se isso não ocorre, ou isso é irrelevante?
g) Você se sente motivado quando alguém oferece ajuda e fica desmotivado se sente "largado" para trabalhar sozinho, ou isso não é importante?
h) É importante que se sinta apoiado na sua atividade?
i) Você prefere trabalhar sozinho ou em grupo?
j) Você se sente motivado principalmente quando a atividade acontece numa área pioneira que você precisa descobrir, ou você se sente melhor trabalhando em áreas que conhece bem e que domina?
k) Você prefere planejar ou executar?
l) As atividades que o motivaram, lhe trouxeram uma sensação de realização pessoal enquanto ainda estava fazendo o trabalho?
Analise suas respostas e reflita sobre elas. Veja em qual dessas categorias você se enquadra melhor:
- Você é motivado, principalmente, pelo reconhecimento verbal e desmotivado pela crítica descuidada.
- Você é motivado, principalmente, quando se sente apoiado e quando outros mostram interesse pelo progresso do trabalho.
- Você é motivado, principalmente, quando é premiado pelo trabalho.
- Você é motivado, principalmente, quando é ajudado no progresso do trabalho.
Procure o trabalho e as situações que essas respostas indiquem que sejam motivadoras para você e evite fazer o que te desmotiva. Também é importante que as pessoas que o cercam, sua família, seus superiores ou sócios no trabalho e seus colegas quando esteja trabalhando em time (seja profissional ou recreativo, como na prática de um esporte) saibam o que o motiva e o que o desmotiva.